FESTAS JOANINAS OU JUNINAS.
As festas, hoje juninas por se realizarem no mês de junho, são celebradas no Brasil e em Portugal. Já foram denominadas joaninas, em virtude de anunciarem o nascimento de São João Batista. Especificamente no Brasil estão centradas no nordeste. Os nodestinos, sim, vivenciam, com toda a força, esses festejos, muito embora aconteçam em todas as regiões brasileiras.
Lenda católica conta que, cristianizando o uso da fogueira, como festa pagã que era, acesa, tradicionalmente, no começo do verão europeu, teve suas origens em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel, para que Maria fosse avisada do nascimento de João Batista e auxiliasse Isabel após o parto. Isabel deveria acender uma fogueira sobre um monte, e assim o fez.
Hoje o acender da fogueira está cercado do uso de fogos de artifícios e espetáculos pirotécnicos levados a efeito por empresas e que servem para acordar São João Batista, segundo as tradições populares.
Outros santos, também, são lembrados nesse ciclo junino, como Santo Antônio e São Pedro. Mas, essencialmente no nordeste brasileiro, a força da festa de São João se sobrepõe a qualquer outra manifestação junina que possa ocorrer.
Algumas cidades como Caruaru em Pernambuco, nossa cidade, e Campina Grande na Paraíba, dominam esses festejos, principalmente, de São João e São Pedro. Em Caruaru são quase trinta dias de festas com muitas atrações, já não muito voltadas para homenagear o grande homem santo, João Batista, mas, com um cunho, basicamente, de festejos de ruas, danças e comidas típicas entre outros folguedos. Festejar Santo Antônio, São João e São Pedro é, sem dúvidas, participar das festividades tradicionais de um povo ainda crente nos milagres que podem advir da intervenção desses santos, deixando transbordar alegrias, amor ao próximo e tudo o mais que torna o ser humano mais feliz. Porém, para completar essa felicidade, não podemos esquecer esse lado místico de São João Batista, o anunciador do Salvador da humanidade, o profeta das multidões que foi decapitado por ser coerente, autêntico e, sobretudo, por amar a verdade.
Que o São João seja uma festa sempre prazerosa.
João Coutinho de Amorim
ENVIAR PARA UM AMIGO(A)
Respeite os direitos autorais - Coutinho, poesias e sonho-®-Todos os direitos reservados
menu principal | menu prosas| comentários
Xodó - Luiz Gonzaga
|